Logo Ivory Talent

Como construir uma marca empregadora forte?

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

É preciso valorizar e ouvir estrategicamente os colaboradores para atrair e cativar quem ainda não faz parte da empresa

 

Remuneração, oportunidades, benefícios, cultura organizacional e ambiente de trabalho são as principais características que um profissional observa antes de se candidatar para trabalhar em uma empresa. Mas isso é só a ponta do iceberg. 

As organizações precisam se atentar a vários aspectos para construir uma marca empregadora forte. É importante ter “missão, visão e valores” bem definidos e de acordo com o que a empresa realmente acredita e pratica, porém não é só isso. Hoje, um RH estratégico, que se envolve no processo de construção de marca empregadora, é essencial. 

Employer branding ou marca empregadora é uma estratégia que conta com o marketing para construir e passar uma imagem positiva para atrair e reter os profissionais comprometidos com os valores e cultura da organização. A ideia é fortalecer a imagem do negócio e os pontos positivos para ter como resultado um time alinhado com a estratégia, gerando aumento da competitividade no mercado e elevação da produtividade da empresa. 

Pensando em tudo isso, trouxemos algumas dicas para você construir uma marca empregadora forte e sair na frente. Confira!

 

Analise o quadro atual

Em primeiro lugar, antes de qualquer ação, é preciso fazer um levantamento, um diagnóstico de como os colaboradores percebem o ambiente de trabalho atualmente. Ouvir, conversar e, principalmente, considerar o que todos têm a dizer. Questione também o que é mais importante para manter os colaboradores na empresa e o que é tentador na concorrência.

Durante esse processo, liste os fatores que são mensuráveis, ou seja, investimento em dinheiro, como remuneração, benefícios, assistência médica, entre outros, e os não mensuráveis, como comportamento da liderança, transparência e gestão. Dessa forma, os resultados vão servir de base para o planejamento dos passos que virão depois. 

 

Trace um objetivo claro e desenvolva uma estratégia

Por que você quer construir uma marca empregadora forte? Pensa em aprimorar o ambiente de trabalho para aumentar a retenção de profissionais? A ideia é melhorar a atração de candidatos para vagas específicas? Quer trabalhar a cultura organizacional e a estrutura da empresa? 

Comece por colocar no papel  e definir o time que vai trabalhar na frente do projeto, mas tendo sempre em mente que toda a empresa é responsável pela construção de uma marca forte. Desenhe as táticas e ferramentas que serão utilizadas, prepare as lideranças importantes e deixe sempre claro qual é o papel de cada um. Além disso, é importante definir os indicadores para acompanhar o passo a passo e mensurar a evolução. 

 

Estimule a comunicação e a integração

Outro aspecto a ser observado e desenvolvido é a boa comunicação com os colaboradores. Se ela não existe, o employer branding não é efetivo. Então, troque e ouça ideias para manter o engajamento da equipe. 

A integração entre os colaboradores é um aspecto valorizado pelos profissionais que estão chegando, pois eles querem fazer parte de um ambiente agradável e receptivo. Logo, o RH estratégico precisa investir na interação entre as áreas, por meio de festas, confraternizações, espaços de convivência.

 

Investimento no funcionário

A retenção do colaborador é, muitas vezes, um desafio. Nesse caso, o foco é valorizar o profissional para retê-lo, com ações como: estimular treinamentos, oferecer cursos e bolsas de estudo para aprimorar o conhecimento, estruturar um plano de carreira sólido e que funcione, além de sempre reconhecer quando um trabalho for bem realizado. 

 

Use o marketing e a tecnologia a seu favor

Além das ações internas, as que vão para fora da empresa também são essenciais para que outras pessoas reconheçam a sua marca empregadora. Nesse sentido, você pode, por exemplo, desenvolver uma página de carreiras dentro do site da empresa. Assim, é possível informar aos profissionais sobre a instituição e também sobre oportunidades de trabalho abertas, como se fosse um “trabalhe conosco”.  

Outra dica é aproveitar os diferentes canais disponíveis para divulgar as oportunidades. A sua persona está mais ativa nas redes sociais? Então, invista nisso e use-as para a divulgação. Você também pode optar por blogs, portais com foco em carreiras, entre outros. Essa estratégia vai auxiliar na difusão da marca e atrair mais profissionais para o processo seletivo. 

Aliado a isso, vamos a algumas dicas práticas: 

  • mantenha as redes sociais sempre atualizadas;
  • compartilhe o dia a dia e a rotina da empresa com vídeos e fotos;
  • publique depoimentos de colaboradores;
  • compartilhe a cultura organizacional na página de carreiras. 

 

Essas ações vão fazer o público externo conhecer a empresa e ver como ela funciona por dentro. 

O mais importante é construir um equilíbrio. Ouça e promova mudanças internas, para que os colaboradores atuais se sintam acolhidos e reconhecidos. Por outro lado, pense também em como os potenciais funcionários enxergam a empresa. 

A marca empregadora forte deve ser construída de modo que quem está dentro não queira sair e quem está fora admire e queira fazer parte. O resultado são colaboradores satisfeitos e uma marca bem posicionada no mercado. 

Conte com a Ivory Talent na construção de times incríveis e considere a importância do employer branding para mantê-los engajados! 

 

Fale com um consultor